Agência de SEO – Criando e gerenciando a sua agência por Fabio Ricotta – UaiSEO 2011

A palestra Agencia de SEO – Criando e gerenciando a sua agência ministrada pelo Fabio Ricotta da MestreSEO foi inovadora em relação ao que eu estava acostumado, este era um dos assuntos que eu mais tinha dúvida em relação ao SEO, no briefing, divisão de tarefas etc. E também foi o único conteúdo que eu senti falta no curso de seo, da própria MestreSEO que eu fiz no mês de agosto.

A Palestra

O Fábio fala sobre os seguintes itens na palestra:

  • Briefing
  • Planejamento
  • Execução
  • Relatórios (Na verdade este item ficou faltando por causa do tempo!)
  • Precificação

O Briefing de SEO

Ao fazer um bom Briefing de SEO você deve pesquisar ao máximo junto ao seu cliente, o negócio dele, ele vende um produto ou serviço? Como é uma conversão? Através destes dados, você deve chegar a um objetivo, o seu cliente quer vender mais? Aparecer mais nas buscas do google, ou até mesmo ficar na frente da concorrência, que foi um exemplo dado.

Com o briefing bem feito e concluído, você deve agora pesquisar sobre a concorrência.

A Concorrência

Ao pesquisar sobre a concorrência, faça algumas perguntas, como:

  • Qual a situação do mercado?
  • Quais os principais concorrentes?
  • Você é lider de mercado?
  • Já tem uma marca forte?

Após a analise da concorrência, podemos começar o planejamento do SEO.

O Planejamento

Agora é hora de por a mão na massa e usar algumas ferramentas, neste ponto devemos analisar a SERP (página de resultados) e verificar  a situação de nosso cliente e também dos concorrentes, e você pode usar o keyword difficult tool da SEOMOZ para olhar a dificuldade da principal keyword do cliente.

Devemos analisar os pontos fortes e fracos de nosso cliente, e comparar com nossos concorrentes, devemos no mínimo igualar o que o concorrente está fazendo, e se possível fazer melhor.

Após isso, devemos definir a nossa estratégia, você pode checar o Checklist de SEO e ver o que mais se adéqua ao projeto, e definir as prioridades.

Bom acho que este resumo já está bom, o resto vocês podem ver no vídeo e slide. 😉

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados.