5 Dicas para otimizar seu código PHP

Como estou um pouco ocupado demais, e sem idéias para posts, irei apenas dar 5 dicas básicas que todo programador PHP deveria saber, mas as vezes acabamos nos esquecendo por descuido etc.

Use o echo, e não o print

Apesar de as 2 terem o mesmo funcionamento, os construtores de linguagem echo e print tem uma leve diferença de processamento, e o echo é mais rápido na execução. Por não ser uma função propriamente dita, o echo não precisa de parênteses (), e ele aceita vários parâmetros, sendo também mais rápido um echo com vários parâmetros, do que concatenando strings.

Dê preferência as aspas simples ‘ ao invés das duplas “

Onde for possível utilize as aspas simples, pois como elas não tem que varrer a procura de variáveis  dentro, executam mais rápido. Portanto um echo ‘Com aspas Simples” executa melhor e mais rápido que um echo “Com Aspas Duplas“. A principal diferença entre as duas além da velocidade, é que seguinte:

$variavel = 'Texto simples';
echo '$variavel';
//Imprime $variavel
echo "$variavel";
//Imprime Texto Simples

Não utilize funções na chamada de loops

Evite ao máximo, fazer chamadas de funções como condições para loops, em cada vez que o loop for executado a função é também executada, por exemplo:

//Como não deve ser feito
for($i=0;$i <= count($total); ++$i)

//A maneira correta/mais eficiente
$count = count($total);
for($i=0;$i <= $count; ++$i)

Libere da memória variáveis inutilizadas

Aprender a usar o unset() pode ser muito útil para melhorar o desempenho de nossos aplicativos php, especialmente em arrays, onde o consumo de memória é mais elevado, então liberar as memórias com unset() é sempre recomendavel.

Utilize o Manual!

E agora acho que estou dando a melhor dica de todas, o manual do php é bastante completo, e também sempre traz exemplos feitos por usuários de como usar as funções e também melhorias/alternativas a elas.

4 Comentários

  1. Marcelosays:

    Só uma correção
    $count = count($total);
    for($i=0;$i <= $count; ++$i) // não total como está lá

  2. Alan Nogueirasays:

    Uma dica importante que você esqueceu, use “Apesar” ao invés de “Apezar”

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados.